Lubrificantes genuínos Komatsu: proteja seu equipamento com a qualidade e segurança Bauko
Lubrificantes
4, novembro 2025
2min de leitura
Navegue por tópicos
Com 20% dos lubrificantes falsificados no mercado, optar por produtos genuínos Komatsu é a melhor forma de garantir desempenho, confiabilidade e evitar prejuízos operacionais.
A falsificação de lubrificantes é uma ameaça crescente no mercado brasileiro. Além de danificar motores e reduzir a vida útil dos equipamentos, produtos adulterados comprometem a produtividade e geram prejuízos. Descubra como identificar irregularidades e por que escolher lubrificantes genuínos Komatsu, distribuídos com exclusividade pela Bauko, é a melhor decisão para proteger seu investimento.
De acordo com o Instituto Combustível Legal (ICL), cerca de 20% dos lubrificantes vendidos no Brasil são falsificados ou adulterados, conforme divulgado em matéria do O Estado de S. Paulo. O dado é alarmante e reforça a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores e empresas que dependem desses produtos para manter seus equipamentos em operação.
Adulteração
A adulteração ocorre, em muitos casos, pela diluição do produto legítimo com solventes, água ou outras substâncias, o que altera completamente suas propriedades originais. Há também a falsificação total, em que embalagens e rótulos são copiados, mas o conteúdo não tem qualquer correspondência com o produto verdadeiro. Em ambos os casos, o resultado é o mesmo: um lubrificante incapaz de proteger o motor e manter o desempenho esperado.
Quando um óleo falsificado é utilizado, o motor perde a capacidade de reduzir o atrito e controlar a temperatura, o que leva a falhas de funcionamento, aumento no consumo de combustível e até perda total do equipamento. No contexto industrial e de operações pesadas, esses efeitos podem representar interrupções na produção e custos elevados com manutenção corretiva.
Além dos danos técnicos, a falsificação de lubrificantes abala a confiança na cadeia produtiva e prejudica empresas idôneas, que veem sua reputação e competitividade afetadas. Preços muito abaixo da média do mercado são um dos principais sinais de alerta. Como ressalta a reportagem, “produtos com preços muito inferiores ao praticado dificilmente têm origem regular e, na prática, acabam custando mais caro.”
Outros indícios importantes que devem ser observados são:
Embalagens violadas ou com rótulos de difícil leitura;
Ausência do selo da Agência Nacional do Petróleo (ANP);
Diferenças na cor e viscosidade do óleo;
Falta de informações como número de lote, data de fabricação e CNPJ do fabricante.
Essas verificações simples ajudam a reduzir o risco de fraude e garantem que o lubrificante utilizado atenda às especificações técnicas e regulatórias exigidas.
O combate à falsificação de lubrificantes exige comprometimento de toda a cadeia — fabricantes, distribuidores e consumidores. A melhor forma de se proteger é optar por produtos originais e distribuidores autorizados.
Escolha lubrificantes genuínos
Ao escolher lubrificantes genuínos Komatsu, você garante que seu equipamento está sendo protegido com um produto formulado sob rigorosos padrões de qualidade, desempenho e segurança.
A Bauko, distribuidor autorizado Komatsu no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul da Bahia, oferece apenas lubrificantes genuínos Komatsu, desenvolvidos para manter a eficiência e confiabilidade que seu equipamento exige.
Evite riscos, preserve seu motor e sua produtividade. Escolha sempre o original. Escolha Bauko.
A Bauko está sempre a procura de novos talentos que gostam de trabalhar em um ambiente desafiador que incentiva o crescimento. Se você tem esse perfil, envie-nos seu currículo.