BLOG

Empilhadeiras Elétricas vs. Empilhadeiras à Combustão: Quais as diferenças e vantagens entre elas?

Na hora de escolher qual a melhor opção para sua empresa, empilhadeiras elétricas e empilhadeiras à combustão figuram uma discussão: qual é mais vantajosa para minha aplicação? Existem algumas diferenças entre os dois tipos. Nesse artigo você verá quais são essas diferenças e as vantagens de utilizar cada uma.

As empilhadeiras são essenciais na movimentação vertical de carga, reduzindo o trabalho braçal e otimizando os processos logísticos das companhias ao aumentar a capacidade de armazenamento sem aumentar a área de estocagem, independentemente do segmento: se há cargas, as empilhadeiras são ótimas aliadas.

Contudo, surgem algumas dúvidas em relação a variedade de modelos, tamanhos e outras características variáveis, afinal, é preciso saber qual a melhor para sua aplicação. Já tratamos aqui em nosso blog sobre as empilhadeiras com bateria de lítio, e agora é hora de falarmos das elétricas vs à combustão.

Obs: atente-se à qualidade dos equipamentos, opte sempre por marcas reconhecidas, tal como Toyota e afins.

Características das Empilhadeiras à Combustão

As empilhadeiras à combustão podem ser divididas em: Gás (GLP – Gás Liquefeito de Petróleo e GNV – Gás Natural Veicular), Gasolina e Diesel como os modelos 8FG (Gasolina/Gás) e 8FD (Diesel).

Empilhadeiras Diesel

Motores Diesel possuem maior torque e em geral possuem maior capacidade de superação de rampas e maior potência no sistema hidráulico para elevação de cargas. São equipamentos robustos e a alta vida útil, simplicidade e confiabilidade do motor Diesel ajudam na manutenção do equipamento.

A queima deste combustível emite gases poluentes prejudiciais à saúde humana, portanto, não são recomendadas para ambientes fechados e com pouca ventilação, ainda que utilizem catalisadores. Empregue-as ao ar livre para evitar problemas.

Empilhadeiras Gás e Empilhadeiras Gasolina

Empilhadeiras à gasolina, GLP ou GNV possuem a seu favor o custo na aquisição do equipamento e a simplicidade de operação, abastecimento e manutenção.

São equipamentos consolidados no mercado e cumprem bem o papel na operação da carga à que se destina, porém, as empilhadeiras movidas à gasolina e gás também emitem gases poluentes, mas em menores quantidades quando comparadas às Diesel, principalmente quando equipadas com catalisadores.

Ainda assim, é necessário atentar-se às condições nas quais serão aplicadas, visto que podem trazer problemas à saúde humana quando usadas em ambientes fechados sem ventilação.

Em qualquer operação com empilhadeira de combustão interna é necessário ter pontos isolados e pessoas treinadas para abastecimento das máquinas.

Você pode consultar nossa equipe e verificar qual a melhor opção para o seu caso.

Legislação acerca do uso de Empilhadeiras à Combustão em ambientes fechados

Confira os parágrafos da NR (Norma Regulamentadora) 11 que tratam do tema:

11.1.9: Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis.

11.1.10: Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

Vantagens das Empilhadeiras à Combustão

Empilhadeiras à combustão possuem maior range de operação quando trabalhamos com cargas maiores (em geral, acima de 2 toneladas) e a boa velocidade de descolamento são chamarizes para estes modelos, agregando eficiência ao seu negócio.

O preço na aquisição do equipamento tende a ser mais em conta, mas outros fatores também devem ser levados em consideração para a aquisição do equipamento, como a vida operacional inteira da empilhadeira, incluindo gastos com manutenção e combustível, como veremos a seguir.

Os modelos à combustão, como os modelos 8FG/D, são indicados para terrenos com rampas mais íngremes e pisos com maior irregularidade, com pavimentação ruim ou inexistente.

Características das Empilhadeiras Elétricas

Sua capacidade de carga, normalmente, é inferior aos modelos de combustão, porém, cada vez mais os modelos de empilhadeiras elétricas têm evoluído, aproximando-se daquelas à combustão.

As empilhadeiras elétricas modernas, como os modelos Toyota 8FBE ou 8FBN, podem operar em ambiente externo tão bem quanto os modelos à combustão devido utilização de componentes blindados e melhor vedação.

Em ambientes apertados ou que exijam manobras específicas, as elétricas se destacam, devido a grande variedade de modelos (como a retrátil, por exemplo) capaz de atender a diversos segmentos e espaços, como armazéns e câmaras frigoríficas.

A gestão das baterias deve ser acompanhada diariamente para manter a qualidade de seus materiais internos. Necessitam de salas de baterias ou carregadores localizados em pontos estratégicos no layout da unidade.

Vantagens das Empilhadeiras Elétricas

Empilhadeiras elétricas possuem maior facilidade no abastecimento, ora pela troca da bateria, ora pela carga de oportunidade na própria máquina em baterias modernas.

Por não emitirem gases poluentes e serem mais silenciosas, as empilhadeiras elétricas são as mais escolhidas em aplicações internas e representam a tendência da substituição do combustível fóssil por energia elétrica.

Vale dizer também que as empilhadeiras elétricas apresentam bom índices de retorno sobre investimento, pois, mesmo possuindo preço elevado e considerando aquisição de baterias e carregadores, possuem manutenção mais simples e a eliminação de gastos com combustíveis são grandes atrativos que reduzem os custos gerais.

Por fim, ao invés de comprar empilhadeiras, por que não alugá-las com a BAUKO, maior frotista do Brasil? Esse é um serviço que tem crescido bastante nos últimos anos e pode trazer bastante benefícios. Leia o nosso artigo para saber mais: Locação de Empilhadeiras – Por que contratar esse serviço?

Sobrou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Nossa equipe especializada auxiliará você a dimensionar o melhor equipamento para sua aplicação.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Bauko Movimentação

Bauko Movimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LINHA COMPLETA DE MÁQUINAS KOMATSU E BOMAG MARINI EXCLUSIVIDADE NO MERCADO NACIONAL.

Escolha a marca da qual deseja visualizar os equipamentos.

PRODUTOS SEMINOVOS COM CONFIABILIDADE E PROCEDÊNCIA.

Por meio de um rigoroso controle de qualidade, a Bauko realiza testes, diagnósticos e pequenos reparos para então aplicar o selo de aprovação nos produtos seminovos. Oferecemos também opções de financiamento e programas de manutenção/garantia para tornar a compra mais fácil.

SERVIÇOS DE SUPORTE AO PRODUTO PARA QUE SEUS EQUIPAMENTOS MANTENHAM ALTA DISPONIBILIDADE E EXCELENTE DESEMPENHO.

MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA.

Com mais de 10 anos de experiência, a Bauko Rental possui um portfólio de produtos bem diversificado, revisado e de extrema confiabilidade operacional para atender as demandas da construção civil, pavimentação de estradas, agronegócio (movimentação de biomassa, fertilizante e movimentação de grãos), indústria e mineração.

CONSTRUÇÃO CIVIL

PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS

AGRONEGÓCIO

INDÚSTRIA

MINERAÇÃO

TECNOLOGIA A SEU FAVOR!

Conheça nossas soluções em sistemas que garantem maior controle dos seus equipamentos.

A Recomendação da Frota Correta (OFR) é um serviço prestado pelo Departamento de Eng. de Aplicação, concebido para maximizar o desempenho dos equipamentos com base nas características e particularidades da operação de cada cliente.

Nossa equipe avaliará o ambiente de trabalho do cliente e fará recomendações sobre o melhor curso de ação disponível para aumentar a produtividade e maximizar o desempenho da máquina.

No mercado competitivo de hoje, é essencial que o cliente atinja a máxima eficiência em seu ambiente de trabalho, e aproveite todas as vantagens para aumentar a produção. Com o serviço de recomendação da frota correta (OFR) da Komatsu, trabalhamos com nossos clientes para:

  • Maximizar a confiabilidade e durabilidade de seus equipamentos.
  • Melhorar o desempenho da frota.
  • Minimizar o tempo de inatividade da máquina.

Serviços disponíveis
  • Compatibilidade de máquinas
  • Máxima produtividade
  • Eficiência no trabalho
  • Comparações de especificações
  • Consumo de combustível
  • Tempo de ciclo

 

Com a orientação de nossa equipe experiente, você não apenas compra a máquina certa para o trabalho certo, mas também trabalha com a capacidade máxima, resultando em maior eficiência no trabalho, maior produção e maior vida útil dos componentes.

A BAUKO, EM PARCERIA COM A KOMATSU, OFERECE SERVIÇO DE TREINAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS.

A BAUKO OFERECE SOLUÇÕES EM FINANCIAMENTO PARA VOCÊ!

A BAUKO OFERECE SOLUÇÕES EM FINANCIAMENTO PARA VOCÊ! PARCERIA DE SUCESSO JUNTO AO BANCO KOMATSU, REPLETO DE VANTAGENS EM FINANCIAMENTO PARA PESSOA FÍSICA E JURÍDICA.

Solicite um Orçamento

MÁQUINAS