Depois de ser aplicada no segmento da telefonia móvel, a bateria de lítio também vem começando a ganhar espaço no mercado de tração, tornando-se uma opção para empilhadeiras. Quer saber mais sobre a aplicação de baterias de lítio em empilhadeiras? Continue lendo o artigo e fique por dentro!

Sempre que uma novidade surge no mercado, os segmentos afetados entram em grande debate sobre a questão custo-benefício, ou seja, vale a pena ou não aderir à ela?
E não é diferente quando levamos em conta o segmento de tração/logístico: quais são as vantagens de se usar as baterias de lítio? O que é preciso para fazer a transição de baterias convencionais para as novas? Perguntas deste tipo estão sendo feitas cada vez mais.
Elaboramos esse artigo exatamente com o intuito de esclarecer estas e outras dúvidas. Porém, antes de mais nada é preciso deixar algo bem claro: bateria de lítio não diz respeito a apenas um produto, e sim a uma tecnologia vasta e que traz consigo diversas especificidades que variam de acordo com o modelo da bateria.
Portanto, para que a mudança surta resultados positivos é necessário escolher a ideal para seu segmento/aplicação.
Vantagens das Baterias de Lítio para Empilhadeiras
De uma maneira geral, essas baterias possuem diversas vantagens. Veja as principais abaixo:
– Maior vida útil se comparada à bateria chumbo-ácida (superior a 5.000 ciclos por parte da bateria de lítio contra 1.500 da convencional);
– Não é necessário adicionar água;
– Recarregam mais rápido (aproximadamente 2 horas, contra 8 a 9 horas por parte da chumbo-ácida);
– Elimina as trocas de bateria, visto que a bateria de lítio trabalha três turnos com cargas parciais, agregando em produtividade;
– Não eliminam gases tóxicos durante as recargas;
Juntando todos esses benefícios e comparando com as baterias convencionais, constata-se que há redução de custos operacionais e aumentos na eficiência e produtividade consideráveis.
Principais cuidados com as baterias de lítio no segmento tracionário
- Verifique se sua rede elétrica está adequadamente dimensionada para trabalhar com várias baterias de lítio carregando simultaneamente.
- Devido à característica da bateria de lítio não ser retirada da máquina, elas demandam carregadores específicos e área de estacionamento para recargas. Cargas de oportunidade (pequenas cargas de 20 a 30 minutos) devem ser previstas no turno de trabalho para manter a operação.
- Atente-se também ao controle eletrônico dessas baterias, pois elas são compostas de materiais inflamáveis e caso não operem dentro da faixa de tensão, corrente e temperatura pré-estabelecidas, podem superaquecer de forma perigosa.
Conclusão
As baterias de lítio apresentam um grande potencial no mercado de empilhadeiras devido aos ganhos oferecidos, tanto é que grandes fabricantes de empilhadeiras as utilizam em vários de seus modelos. Porém, é preciso adequar-se aos pré-requisitos, pois só assim é possível extrair o máximo delas.
Outro ponto: essa novidade não implica no fim das baterias de chumbo-ácido, uma vez que tudo depende da aplicação e da estrutura na qual será empregada; ou seja, podem muito bem coexistirem.
Por fim, para assegurar eficiência em sua empresa, converse com um especialista antes de tomar a decisão, seja de comprar, seja de locar empilhadeiras com baterias de lítio.